Como Trabalhamos

A A.N.I. assessora no Processo de Registro, Divulga a sua Ideia e faz a Ponte entre Inventor e o Meio Empresarial! Veja como patentear uma ideia!

Como patentear uma ideia?

A A.N.I. realiza um trabalho dedicado a todos os inventores que possuem o sonho de transformar a sua ideia em realidade.

Nem todo projeto inovador vai para o mercado, mas todos os que já estão na prateleira e sendo utilizados pelas pessoas, já foram apenas uma ideia para o seu criador, um dia!

Assessoramos os inventores da melhor forma, tanto no registro como no marketing da invenção, para divulgar o projeto  aos possíveis investidores e empresas do ramo, a fim de negociar a patente.

Como colocar o seu invento no mercado?

Em mais de 24 anos de experiência assessorando inventores, nós sabemos que não basta ter uma idéia, um novo projeto ou uma invenção.

É necessário despender um pouco de tempo para maturar essa ideia, aprimorá-la, para que assim, o inventor invista da maneira correta no projeto.

Feito isso, chega a fase de, finalmente, levar o seu projeto à diante! Mas lembre-se: a sua primeira missão é patenteá-la! (Claro, a ANI pode te auxiliar com isso)!

Após fazer o depósito da Patente de seu projeto inovador, é necessário fazer o oferecimento do projeto para às empresas, de forma correta! O mesmo deverá ser enviada para os fabricantes para avaliarem qual é o tipo de negócio que eles pretendem fazer com sua patente: comprar ou licenciar.

Entendendo todo esse processo, entra a A.N.I – Como nós podemos ajudar os Inventores?

A A.N.I. possui toda experiência e Know-how de trabalho para ajudar inventores a entenderem as diferentes tratativas e oportunidades que uma negociação de patentes permite.

Fazemos um breve relato sobre o esquema de trabalho que realizamos em prol dos inventores em todo o Brasil.

Preparamos todo o material adequado para realizarmos o melhor negócio junto ao meio empresarial, seja para a venda ou licenciamento da patente.

O trabalho é realizado em fases:

1ª Fase

COMO ANALISAMOS UMA INVENÇÃO?

Todo levantamento básico que realizamos na ANI é voltado ao inventor e seu projeto, analisando claro, se há interesse do público empresarial, de acordo com a área de atuação do produto.

Fazemos o levantamento e detectamos se o projeto é realmente inovador e cabível de registro. Após isso, analisamos no mercado as possíveis empresas que teriam interesse no lançamento e fabricação do produto inovador. Claro, futuramente,  deixamos a cargo do empresário a missão de detectar o público alvo dos seus produtos, campanhas publicitárias e tudo o que se relacione com a parte de vendas.

O objetivo do nosso trabalho é registrar o projeto no nome do inventor, apresentar e intermediar a negociação da invenção.

Os projetos inovadores permitem que os empresários tenham mais destaque que seus concorrentes e possam vir a ter sucesso com a novidade. Assim, o projeto será negociado entre a empresa e o inventor; com isso, ambos saem lucrando, tanto a empresa que terá uma novidade lançada como o inventor que poderá lucrar e muito, com o invento dele no mercado.

QUAL O MELHOR NEGÓCIO? – Essa é a grande dúvida de todos os inventores!

Cada caso de negociação, seja referente à venda ou licenciamento de patente, é diferenciado. Não existe um padrão comercial sobre tratativas de negociação e nem podemos aqui aconselhá-lo para o que seja melhor em cada caso. Neste tipo de negociação existem muitos fatores envolvidos que precisam ser analisados. A ANI poderá dar toda orientação com relação a isto aos seus inventores associados.

Todos os casos de real interesse devem ser analisados com muita frieza para uma possível decisão.

2ª Fase

DEPÓSITO DA PATENTE

Após tal análise inicial, o inventor terá de se reunir com nossos consultores para as tratativas de parceria. Após isto, deverá ser encaminhado ao nosso departamento técnico especializado na preparação da documentação para que seja encaminhado o referido depósito de patente ao INPI.

Nós fazemos:

  • Elaboração de Relatório técnico descritivo para pedido de patente;
  • Elaboração de desenhos técnicos para pedido de patente;
  • Documentação necessária para pedido de patente;
  • Entrada de pedido de patente
  • Depósito e acompanhamento do pedido de patente

 

É NECESSÁRIO O DEPÓSITO DA PATENTE ANTES DE APRESENTAR O PROJETO A ALGUMA EMPRESA?

Os inventores nunca devem procurar conselhos de empresários antes de depositarem sua patente da forma adequada e em seu nome, contando sempre com o auxílio de escritório especializado em patentes (como a ANI!). Isto é totalmente desaconselhável e pode impedir o inventor de realizar qualquer transação comercial.

É NECESSÁRIO UM PROTÓTIPO FÍSICO PARA REGISTRAR UMA INVENÇÃO?

Não! Basta que a idéia tenha diferenciais inovadores relevantes para solicitar uma patente ou algum outro tipo de registro.

3ª Fase

DIVULGAÇÃO E PROCURA DE INVESTIDORES

Iremos realizar os trabalhos referentes ao “Marketing da Invenção”, preparando a documentação adequada para iniciarmos os trabalhos de oferecimento do projeto junto ao meio empresarial, objetivando a venda, licenciamento ou parceria na patente, a fim de colocar o produto no mercado.

Nós fazemos:

  • Análise inicial do projeto
  • Registro adequado de acordo com a inovação do projeto
  • Exposição do protótipo físico no Museu das Invenções
  • Desenvolvimento de release e apresentação para o mercado
  • Assessoria de imprensa (Divulgação para mídia Nacional)
  • Divulgação dos projetos em nosso programa de Tv – “Ideias & Invenções”
  • Oferecimento dos projetos a empresas, empresários e investidores do ramo
  • Negociação de patentes
  • Transferência de tecnologia
  • Oportunidade de participações em feiras no Brasil e no exterior

QUANTO PODE VALER A MINHA INVENÇÃO?

Uma patente não tem preço pré-estabelecido, pois são vários fatores que definem o valor de um projeto inovador. A ANI adota algumas condições essenciais para a tal análise, auxiliando sempre o inventor na hora da negociação com os empresários.

Vale sempre lembrar que cada projeto tem sua peculiaridade e sua complexidade, por isso, na ANI o trabalho não pode ser generalizado pois, cada caso é um caso!

Em caso de dúvidas, nossos consultores estão à disposição para atendimento!

Entre em contato conosco e transforme seu sonho em realidade!